Palestra do Lama Alan Wallace em Bodhgaya

Em fevereiro de 2015, o Lama Alan Wallace conduziu uma peregrinação na Índia e Nepal a diversos pontos importantes para a tradição budista, incluindo Lumbini, Sarnath, Pico dos Abutres, Bodhgaya, entre outros.

Devido à conexão do Lama com os ensinamentos de Atisha, visitamos Vikramshila, o monastério do qual Atisha era abade e onde ensinava.

 

As ruínas de Vikramshila – Monastério de Atisha

Durante quase toda a viagem, tivemos a companhia maravilhosa de Geshe Damdul Dorje, diretor da Tibet House na Índia. Geshe la, além de ser um grande erudito e um excelente professor, ele tem uma habilidade muito especial de tocar o coração dos alunos ensinando sobre as Quatro Incomensuráveis.

Como o Lama explica no vídeo, este ensinamento sobre o Treinamento da Mente em Sete Pontos era para ser dado em Vikramshila. No entanto nos atrasamos – viajamos o dia todo, ficamos muito tempo presos na estrada e chegamos quase ao por do sol. Acabamos recebendo o ensinamento sobre o Lojong de Atisha em Bodhgaya.

Segue o registro desse ensinamento feito pelo nosso guia precioso, Ravi Verma, e finalmente legendado agora em português.

Gostaria apenas de compartilhar que eu, durante muito tempo, achei que lugares físicos eram apenas lugares físicos, e que tanto fazia praticar aqui em São Paulo ou em Bodhgaya, onde o Buda Shakyamuni se iluminou há 2600 anos. Eu estava errada! Aspiro das profundezas do meu coração que todos os praticantes possam um dia visitar esse lugar.